Blog – Live Viagens

INICIO / BLOG

Coronavírus: companhias aéreas flexibilizam remarcação ou cancelamento de passagens internacionais

Devido ao avanço dos casos de coronavírus no mundo, as companhias aéreas estão emitindo comunicados flexibilizando as políticas de remarcação ou cancelamento de voos (atualizado em 16/03 – 10h05)

Viajantes com passagens compradas devem conferir o posicionamento da companhia aérea caso decidam cancelar a viagem – ou aguardar caso a empresa ainda não tenha se manifestado.

Se sua empresa não estiver na lista e você deseja mudar de planos por viajar para áreas de incidência do vírus, procure a agência ou diretamente a companhia aérea.

Listamos abaixo as empresas que já emitiram comunicados e atualizaremos este post sempre que tivermos novidade. Confira:

Aerolineas Argentinas

Passageiro com bilhetes emitidos até 12 de março para voar para/de Estados Unidos, Europa e Ásia com data original de viagem até 31 de agosto.

  • Alterações: Sem multa, pagando diferença de tarifa/milhas se houver para voar até 30 de novembro.
  • Devolução: Segundo regulamentação tarifária.

Passageiros com tickets emitidos até 12 de março para voar para/de todos os destinos incluídos voos domésticos (Exceto Estados Unidos, Europa ou Ásia) com data original de viagem até 30 de junho.

  • Alterações: Sem penalidade, pagando diferença de tarifa/milhas se houver para voar até 30 de novembro.
  • Devolução: Segundo regulamentação tarifária.

Para os voos programados até 16 de março partindo para Roma, Madri, Miami, Nova York, se autoriza UNICAMENTE para aqueles passageiros que estejam regressando ao seu país de origem indistintamente da data de seu ticket:

  • a) Alterações: sem cobrança de multa nem diferença de tarifa/milhas.
  • b) Devoluções: Permitida em todos os casos sem multa.

A gestão de alterações de datas, rotas ou devoluções dos tickets deverão ser através do mesmo canal pelo qual foram adquiridos. Exceto aqueles tickets que tenham sido emitidos em aerolíneas.com deverão solicitar através dos escritórios, contact center ou por Whatsapp +54 9 11 4940 4798 com código de reserva, data e destino. Os voos internacionais terão prioridade.

Aeroméxico

Bilhetes emitidos antes de 9 de março com ingresso iniciado por 139 para qualquer destino internacional: nenhuma taxa será aplicada. A mudança de rota é permitida sem custo adicional. Em ambos os casos, se existir uma diferença de tarifa entre o bilhete original e o novo bilhete, essa diferença deverá ser paga no momento da alteração. Se o passageiro decidir não usar o serviço, o bilhete é válido por um ano a partir da data de emissão. A taxa de alteração aplicável e a diferença de tarifa serão aplicadas a novas datas de viagem. O valor não utilizado dos cupons pode ser emitido com uma nova passagem até 31 de outubro de 2020 (inclusive) para reservas com reserva e reemissão.

Bilhetes emitidos após 9 de março ou depois com eticket iniciando por 139 para qualquer destino internacional: nenhuma taxa será aplicada para as datas de partida, desde que a rota e a cabine permaneçam as mesmas. Caso haja alguma diferença na tarifa entre o bilhete original e o novo bilhete, essa diferença deverá ser paga no momento da alteração.

Air Canada

A companhia oferece alternativas aos passageiros com voos marcados para ou que passem pela China, Itália, Japão, Coréia do Sul e Irã. Confira as políticas de remarcação no site da companhia.

Para os viajantes que comprarem passagens com a Air Canada entre os dias 4 e 31 de março de 2020, a empresa está oferecendo a possibilidade de alteração das viagens sem multa. A remarcação, no entanto, deve ser feita até 14 dias antes da data programada para o embarque.

Air China

Talvez a companhia mais afetada pela epidemia, a Air China tem uma política de alteração ou reembolso das mais flexíveis. Todos os bilhetes começando com o número 999 (incluindo bilhetes emitidos com milhas) adquiridos antes das 00:00 de 28 de janeiro de 2020 para voos operados pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020 (inclusive), podem pedir o reembolso sem custo adicional, que deve ser pedido antes da partida do voo. As regras podem ser conferidas pelo site da companhia.

Air Europa

A companhia cancelou todos os voos entre Madri e Milão e Madri e Roma entre 16 e 31 de março. Clientes que tiveram voos cancelados serão reacomodados em outros voos da Air Europa, com possibilidade de alterar as datas de viagem ou então pedir o reembolso.

Passageiros da Air Europa para a Itália com bilhetes que comecem por 996, emitidos até 23 de fevereiro para viajar até 15 de março poderão mudar a data do voo, conforme a validade do bilhete, ou mudar o destino e viajar até 15 de junho para outros lugar na Europa ou África. A companhia não cobra taxas para a remarcação, apenas a eventual diferença tarifária.

Air France

A companhia está oferecendo remarcação sem custo para todos os passageiros que tenham reservados passagens antes ou depois de 31 de março, com validade para viajar entre 3 de março e 31 de maio. A nova política é válida para bilhetes marcados para qualquer destino e a remarcação pode ser feita em voos até 31 de maio para o mesmo destino e classe tarifária.

A empresa já havia suspendido seus voos para a China até 28 de março. A partir de 19 de março a companhia, em conjunto com a KLM, irá decidir se mantém a operação de um voo diário para Pequim e outro para Xangai. Os voos para Wuhan devem permanecer suspensos.

As operações da companhia para a Itália estão mantidas por enquanto. Mas passageiros com voos marcados até 15 de março que preferirem adiar sua viagem para o país podem alterar a data sem custo para voar até 3 de abril. Veja as regras de remarcação no site da Air France.

Alitalia

A evolução na Itália e no estrangeiro do Coronavírus e as consequentes restrições de viagem decididas pelas autoridades nacionais e internacionais levaram, inevitavelmente, a numerosas mudanças nos planos de viagem de milhares de clientes. A Alitalia gostaria de pedir desculpas pelas dificuldades encontradas nessas últimas horas em obter contato direto com a Central de Atendimento, e convida aos passageiros a ler as modalidades de como obter assistência, lembrando que há tempo até 31 de maio.

Passageiros que não queiram mais voar como indicado no bilhete

Todos os passageiros em posse de uma passagem emitida até 3 de Abril para viajar de 23 de fevereiro a 31 de maio, podem solicitar até 31 de maio:

  • Alteração da reserva para viajar até 31 de dezembro.
  • O reembolso com um voucher igual ao valor da passagem adquirida, válido por 1 ano, para voar para qualquer destino servido pela Alitalia.

A solicitação também pode ser feita após a data programada da viagem.

Passageiros que tiveram o seu voo cancelado

Todos os passageiros em posse de uma passagem Alitalia (055) cujo voo tenha sido cancelado, podem solicitar até 31 de maio:

  • Alteração da reserva para viajar até 31 de dezembro.
  • Voucher de valor igual ao valor da passagem adquirida, válido por 1 ano, para voar para qualquer destino servido pela Alitalia.
  • O reembolso da passagem.

Para alterar a sua reserva pode contatar diretamente a agência de viagens onde adquiriu a sua passagem ou, para passagens adquiridas nos canais Alitalia, ligar para a Central de Atendimento (11) 3958-7959.

American Airlines

A American Airlines está oferecendo isenção da taxa de alteração se você comprou seu bilhete até 1° de março para todos os destinos da empresa, para
viagens programadas entre 1° de março e 30 de abril de 2020. A remarcação poderá ser feita para voos até 31 de dezembro de 2020 ou dentro de 1 ano a partir da data de emissão do bilhete, o que ocorrer primeiro. Se houver diferença de tarifa essa será cobrada.

Avianca Internacional

A Avianca está oferecendo aos seus clientes a opção de alterar o itinerário sem penalidades se comprar bilhetes ou resgatá-los com milhas a partir de 9 de março até 31 de março de 2020, em rotas de e para os Estados Unidos, Canadá e Europa.

Azul

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos para mês de março de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de junho de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.

Cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

As regras foram divulgadas no site da Azul.

British Airways

A British cancelou todos os seus voos para Pequim ou Xangai até 17 de abril, oferecendo reembolso ou opções para remarcação das passagens. Além disso, a companhia está garantindo remarcação grátis em todas as reservas feitas entre 3 e 16 de março.

Copa Airlines

A Copa está permitindo remarcação sem custo das passagens compradas entre 5 e 31 de março de 2020, para voos entre 5 de março e 15 de junho.

Delta

Passageiros voando com a Delta nos meses de março e abril de 2020 poderão remarcar seu bilhete uma vez sem cobrança da taxa de remarcação sujeito apenas a diferença tarifária. Os bilhetes comprados em março de 2020 também contarão com a possibilidade de uma remarcação sem incidência de multa.

Quem está viajando com origem, destino ou conexão na Europa ou Ásia até 31 de maio de 2020, poderá alterar o seu bilhete uma vez sem cobrança de multa.

Emirates

Isenção de taxas para alterações nas reservas feitas até o dia 31 de março:

Bilhetes emitidos para viagens até 31 de maio

  • Remarcações permitidas até 30 de junho
  • Mudança de itinerário permitida até 30 de junho somente para destinos selecionados A diferença de tarifa, se houver, será aplicada.
  • Voucher de viagem com o valor da passagem
  • Reembolso de bilhetes não utilizados

Para quem teve voo cancelado (não inclui Irã):

  • Bilhetes emitidos até 31 de maio
  • Remarcações permitidas até 30 de junho
  • Mudança de itinerário permitida até 30 de junho somente para destinos selecionados Diferença de tarifa, se houver, será aplicada.
  • Voucher de viagem com o valor da passagem
  • Reembolso de bilhetes não utilizados

Ethiopian

As taxas de alteração não são aplicáveis ​​aos bilhetes emitidos a qualquer momento para viagens a partir de 01-MAR-2020 até 30-JUN-20. Se houver uma diferença na tarifa aérea ou nos impostos aplicáveis, devido à reemissão / redirecionamento do bilhete, será necessário cobrar o valor adicional. Os clientes podem alterar suas reservas para viajar até / antes de 31 de dezembro de 2020.

O reembolso será permitido gratuitamente se apenas o voo original mostrado no bilhete for cancelado. O reembolso total pode ser feito gratuitamente para datas de viagem entre 01 de março de 2020 e 30 de junho de 2020, emitindo um voucher de igual valor para ser usado dentro de um ano após a emissão.
Se for necessário reembolsar o voucher, será aplicada a regra aplicável no momento da compra do bilhete.

GOL

A GOL atualizou em seu site a política que flexibiliza remarcações e cancelamento de voos da companhia devido a epidemia do novo coronavírus. A regra agora é válida tanto para passagens para destinos nacionais como internacionais.

Quem estiver reserva com a companhia até o dia 14 de maio de 2020 poderá:

  • Solicitar o cancelamento do bilhete sem custo e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor ficará disponível para uso do cliente por até um anos após a data da emissão;
  • Remarcar o bilhete para até 330 dias após a data da compra. Não haverá taxa de remarcação, somente diferença de tarifa, se houver;
  • Pedir o reembolso da reserva sem taxa de cancelamento, no entanto, haverá a cobrança da taxa de reembolso conforme a tarifa adquirida.

A companhia também está oferecendo a mesma política para quem fizer uma reserva para voar até 14 de maio de 2020.

A GOL pede que os clientes que desejem realizar modificações em suas reservas que façam através do site (www.voegol.com.br), aplicativo GOL ou através da central de atendimento (0300 115 2121). Caso o seu bilhete tenha sido comprado através de uma agência de viagens, você deverá entrar em contato com esta.

Iberia

Se você tiver um bilhete emitido até 11 de março para voar entre 1 de março e 30 de abril, poderá alterar as datas ou solicitar um voucher * para o valor do bilhete. Você pode solicitar seu voucher preenchendo um formulário online que pode ser encontrado no site da companhia. A alteração de datas pode ser efetuada até o dia 30 de novembro. Se preferir o voucher, este será válido até 31 de dezembro.

KLM

A KLM suspendeu todos os seus voos para os principais aeroportos da China até pelo menos 29 de março. A companhia segue operando para a Itália, mas oferece flexibilidade para remarcação dos bilhetes. Passageiros com voos para Milão, Veneza ou Bolonha entre 25 de fevereiro e 15 de março poderão remarcar seus voos para até 3 de abril.

A empresa recomenda alterar os planos de viagem online, por meio da seção “Minha viagem”. É possível solicitar um voucher com o crédito do valor pago, dependendo do caso.

Latam

A companhia permitirá aos clientes com bilhetes emitidos entre 6 e 12 de março para voos internacionais a serem realizados até 31 de dezembro de 2020, que alterem a data e/ou destino. É permitida uma alteração por bilhete, sem multa, até 14 dias antes da partida do voo original, sujeita a diferenças tarifárias.

Já para bilhetes nacionais e internacionais emitidos entre 13 e 31 de março para voar até 31 de dezembro de 2020, a empresa irá permitir que o cliente altere a data e/ou destino sem custo (multa) sujeito a diferenças tarifárias. A mudança deve ser feita em até 5 dias antes da partida do voo original.

Os clientes que tiverem passagens com destino a Israel até 1 de abril e Itália até 30 de abril poderão viajar até 31 de dezembro de 2020, reprogramando a data ou destino da viagem sem multa, mas sujeito à diferença tarifária.

Quem tiver algum voo cancelado, a companhia recomenda que acesse a opção “Reprograme seu Voo”. Se as alternativas oferecidas não atenderem às necessidades, o cliente poderá solicitar a remarcação do voo ou reembolso do bilhete por meio da Central de Atendimento.

Para mais informações, visite o site da empresa ou a central de atendimento  0300 5705700 ou (11) 4002-5700.

Confira informações específicas de restrições de viagens por destino no site da Latam.

Lufthansa

O conglomerado que engloba a Lufthansa, Swiss e Austrian permite que o passageiro escolha entre o alteração da data da viagem ou reembolso gratuitamente. Até 31 de março de 2020, as empresas cancelarão as taxas de remarcação de passagem para todos os novos voos reservados globalmente e oferecerão a possibilidade de remarcá-la uma vez gratuitamente independente das condições da reserva realizada originalmente. Os clientes poderão remarcar sua viagem para uma nova data até 31 de dezembro sem o pagamento de taxas de remarcação.

Você possui uma reserva existente e gostaria de remarcar para uma nova data de partida, com um bilhete que foi emitido antes ou em 5 de março com uma data de viagem até 30 de abril de 2020, seu bilhete poderá ser remarcado dentro do período de validade original ou até uma nova data de viagem até 31 de dezembro de 2020 sem taxas de remarcação.

Se você possui uma reserva existente e não tem uma nova data de partida, num bilhete que foi emitido antes ou no dia 12 de março com uma data de viagem até 30 de abril de 2020, poderá cancelar sua reserva sem gerar uma nova. Você poderá decidir até 1 de junho até reservar um novo voo. A nova data da viagem deve estar dentro da validade do seu bilhete ou até 31 de dezembro de 2020.

Norwegian

À luz das restrições de viagem devido ao Covid-19, estamos renunciando à taxa de alteração para reservas de viagens de todos voos internacionais (exceto nos países nórdicos) até 30 de novembro de 2020, para reservas feitas entre 6 de março e 22 de março de 2020.

Só é possível fazer alterações em outro voo em que haja disponibilidade no mesmo tipo de bilhete. Os destinos só podem ser alterados para outro voo internacional (exceto vôos nos países nórdicos). A remarcação pode ser feita apenas uma vez. Toda a viagem (incluindo voo de volta) deve ser concluída até 30 de novembro de 2020. Qualquer diferença de preço entre o voo existente e o novo será aplicada. Não será fornecido um reembolso pela diferença de preço se uma tarifa mais barata for selecionada. Se você comprou um bilhete de terceiros ou de uma agência de viagens, entre em contato com eles.

Qatar Airways

A Qatar também atualizou a sua política, então se você reservou voos para viagens até 30 de junho de 2020, terá a flexibilidade de alterar a viagem gratuitamente. No caso, é possível mudar tanto as datas da reserva ou trocar a passagem por um voucher de viagem válido por um ano. Confira todas as regras da companhia no site da Qatar Airways.

Passageiros com destino a Pequim, Xanghai, Guangzhou, Hangzhou, Chongqing, Chengdu ou Hong Kong com voos partindo até 31 de março podem solicitar a remarcação ou reembolso sem custo.

Swiss

A Swiss está disponibilizando regras flexíveis para remarcação de passagens aéreas válidas para reservas já existentes e reservas futuras. A companhia vai isentar a taxa de remarcação de todos os novos voos reservados e oferecerá a possibilidade de uma remarcação gratuita independente das condições originais da reserva.

A isenção tem efeito imediato e estará em vigor até 31 de março de 2020. Para bilhetes já emitidos, a isenção se aplica a bilhetes emitidos até 05 de março de 2020 contendo voos cujo embarque acontecerá até 30 se abril de 2020. As viagens poderão ser remarcadas para uma nova data até 31 de dezembro sem o pagamento de taxa de remarcação.

Esta nova política de remarcação é válida independentemente das condições tarifárias. Os aeroportos de partida e destino devem permanecer os mesmos. Além disso, se a tarifa original não estiver mais disponível, a diferença tarifária correspondente deverá ser paga. A remarcação de passagens deve ser realizada antes da data original da viagem.

TAP

A TAP anunciou o cancelamento de mais de 3,5 mil voos entre março e maio devido ao coronavírus. A companhia está garantindo a possibilidade de reagendamento do seu voo sem o pagamento da taxa de alteração associada, em bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020. A alteração gratuita terá que ser solicitada com antecedência de 21 dias em relação à da data do primeiro voo, e é aplicável a todas as rotas TAP e a todas as datas de viagem.

Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, a recomendação da empresa é aguardar a evolução da situação do coronavírus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verificar novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.

Para passagens emitidas até 7 de março com destino a Itália, Estados Unidos, Israel, a alteração gratuita é aplicável e será cobrado apenas a diferença tarifária, caso exista. A nova data de viagem precisa ter início até 31 de dezembro deste ano ou até 12 meses desde a data original de emissão do bilhete e somente em voos operados pela TAP.

Turkish

A Turkish vai permitir a reemissão sem cobrança de multa e/ou diferença tarifária para reservas emitidas até 12 de março, com embarque até 31 de maio de 2020. A alteração poderá ser feita somente uma vez para embarque em voos da companhia até 31 de maio.

Já os bilhetes emitidos até 31 de março com embarque até 31 de dezembro podem ser reemitidos sem cobrança de multa, porém a diferença tarifária deverá ser aplicada se houver. A alteração também só vale uma única vez, para voos até 28 de fevereiro de 2021.

Os clientes podem tirar dúvidas no 11 3878-8199.

United Airlines

Renunciamos às taxas de alteração de todos os bilhetes emitidos – nacional ou internacional – com datas de viagem originais de 9 de março a 30 de abril. Veja os detalhes da isenção no site da companhia.

Fonte: Melhores Destinos