Blog – Live Viagens

INICIO / BLOG

Viagens corporativas voltam a crescer após a pandemia

Viagens corporativas tiveram crescimento de 15% em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2019

Um dos setores mais impactados pela pandemia, o de viagens corporativas, começa a apresentar uma retomada no mês de junho. As viagens corporativas tiveram alta de 15% em junho deste ano, na comparação com o período pré-pandemia, em 2019, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (ABRACORP). No mês de junho, o segmento faturou R$ 972 milhões

No semestre, a comparação com 2019 mostra queda de 13,8%, puxada pelo desempenho do segmento internacional, porém, a projeção para o ano é de expansão de 20%.

Já as viagens de incentivo ― um estilo de viagem corporativa mais voltada a premiação e motivação de colaboradores ― tiveram no primeiro semestre deste ano um crescimento de 37%, caso comparado ao mesmo período de 2019, segundo dados da TGK Travel, empresa especializada em viagens de incentivo. 

DEMAMDA REPRIMIDA

Embora os dados indiquem um forte crescimento no setor, a TGK acredita que grande parte disso é devido a uma demanda reprimida do período pandêmico: “Esse ano estamos tendo um crescimento exponencial de viagens de incentivo. Acreditamos que isso se deve tanto a vontade das pessoas de saírem de casa e não aguentarem mais eventos online, como também as viagens que foram desmarcadas devido a pandemia estarem sendo retomadas agora”, explica Thais Sacchelli, Diretora de Eventos e Viagens de Incentivo da TGK Travel. 

A retomada também é observada por Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa que fornece eventos e viagens corporativas: “Hoje, o mercado de viagens corporativas está em um movimento de retomada bastante positivo. Viagens que haviam sido contratadas em 2019 para ocorrer em 2020 e tiveram que ser congeladas em razão da pandemia estão sendo retomadas agora em 2022 e várias já estão com data marcada em 2023, quando esperamos uma retomada do setor ainda mais expressiva”. 

Até o momento, em 2022 a companhia faturou 50% da meta com relação a 2019, e espera até o final do ano retomar o mesmo patamar de 2019. O CEO da empresa comenta ainda sobre o que observa como tendência no setor: “As viagens internacionais continuam sendo as mais procuradas quando pensamos em incentivo e destinos como Estados Unidos, Portugal e destinos como Tahiti, Tailândia, Indonésia, Maldivas e África do Sul são tendência para 2023”.